terça-feira, 4 de maio de 2010

Resenha critica do livro a Metamorfose

Introdução


A metamorfose é um livro que foi publicado no ano de 1915 e que possui várias adaptações, ate mesmo no cinema. O livro contém em média 80 páginas que são divididas em apenas três capítulos que contam a trajetória de Gregor, personagem principal, desde a descoberta da metamorfose ate a sua morte.

Nesse trabalho, você encontrará uma resenha crítica dessa obra.



Resenha


Escrito por Franz Kafka, A Metamorfose tem início com o personagem principal, Gregor, que ao acordar, após uma conturbada noite de sono “encontrou-se metamorfoseado num inseto monstruoso” (P.01). Kafka além de importante autor tcheco era formado em direito. Fez parte de movimentos literários onde criação artística embasada ao realismo, aspectos da metafísica, lucidez e ironia eram tendências. Essa mistura de gêneros se reflete na grande parte de suas obras, entre elas “O Processo”.

A história de “A Metamorfose” se passa no apartamento da família Samsa, onde junto a Gregor vivem sua irmã e seus pais. O autor não deixa explicito em que o personagem principal acaba se transformando, porém imagina-se que pode ter sido uma barata, ou outro inseto semelhante. Com as mudanças ocorridas nele, acabou abandonando seu emprego de caixeiro e hora, os demais integrantes da família tiveram que arranjar empregos para que garantissem seu sustento. Desde então ele passou o resto de sua vida de inseto dentro daquele quarto escuro, só a irmã aparecia periodicamente para lhe deixar alguma comida. Essa torturante rotina da humilde família Samsa se estende até o fim dos dias de Gregor.

Logo no inicio da historia, o autor mostra a preocupação de Gregor com sua família, e com o seu emprego. Mesmo não se sentindo bem a personagem pensa na importância de ir ao trabalho, e de como isso mudou a vida da sua família, Kafka escreve a obra na visão da personagem principal, então, cada personagem é visto na visão do próprio.

O primeiro capítulo inteiro mostra a manhã da metamorfose de Gregor e vários acontecimentos ocorrem nesse capitulo, que forma junto com o segundo os capítulos mais envolventes e movimentados da obra, temos como exemplo, a visita de seu chefe para saber o que aconteceu por não ter ido trabalhar, e até mesmo o seu pai que era visto por ele como um velho aposentado e incapaz de realizar qualquer atividade espantando-o para o seu quarto, de maneira violenta, usando uma vassoura como arma. Neste capitulo ainda há uma relação familiar entre as principais personagens, existe preocupação dos pais e da irmã em relação à Gregor, e do mesmo quanto aos familiares.

Outra personagem que começa a ganhar destaque é a irmã, que se mostra mais presente para o irmão, se preocupando e alimentando-o. Basicamente o primeiro capitulo se resume a isso, mostrando a transição de Gregor, o capitulo termina com a ação do pai já citada.

No segundo capítulo, a autor inicia falando do tratamento da irmã com o irmão, já que esta parecia ser a única de família que realmente se importava com ele e por isso, alimentava-o com alimentos velhos e estragados, pois percebeu que Gregor não gostava mais de alimentos dos quais ele gostava anteriormente.

E todos os dias, além dos alimentos, Grete, limpava o quarto do irmão e mesmo sem se comunicar, ela entendia os desejos e novos costumes dele e isso despertava mais ainda o carinho que Gregor sentia por ela.

Gregor tinha como pratica passar o dia ouvindo as conversas pela porta, com o objetivo de mesmo longe, não perder o laço que tinha com a família, porém, depois de um tempo, ele só quer saber de subir pelas paredes e deixa de lado a sua família e os acontecimentos atuais.

A irmã era a pessoa que cuidava de Gregor e falava de como ele estava pra os seus pais. Ele também começa a revelar os seus antigos pensamentos sobre a sua irmã, sendo demonstrado no livro, quando ele começa a lembrar dela e da sua paixão pela musica especificamente o violino, e de sua antiga vontade de colocar sua irmã em um convento para assim se tornar freira. Embora sua mãe nunca perdesse a esperança que ele voltasse ao normal, ela não tinha coragem de vê-lo e o pai repugnava o filho naquele estado assim impedindo a mãe de ir até o filho pra vê-lo. A senhora Samsa sofria de desmaios e insuficiência de ar, por pensar na situação do filho. O final do capitulo tem como uma das melhores cenas do livro, onde sua mãe e irmã resolvem tirar os móveis do quarto, porém, Gregor que agora tem praticamente todos os hábitos de um animal, percebe que as coisas de sua vida humana ainda têm valor para ele, e assim em uma tentativa mal sucedida de se comunicar com sua mãe e irmã, sofre outro ataque de seu pai, que dessa vez o acerta com uma maçã.

Esse incidente deixa Gregor com uma marca que seria uma com maçã que ficou encravada no seu corpo, e essa marca permanece até o fim da obra. Essa maçã pode ser uma referencia bíblica, que seria o ‘pecado original’ simbolizando na obra que a existência dele era um pecado.

No terceiro capítulo, uma coisa que chama a atenção é que além de Gregor, único personagem da obra que tem um nome, a irmã também passa a ter um nome, Grete. Ele já se encontrava em um estágio nada agradável, sente fortes dores físicas e o transtorno mental parece consumi-lo. Apesar disso, há um breve momento em que ele pode sentir o gosto da felicidade novamente, na cena em que a faxineira, ao iniciar a arrumação do quarto se depara com aquele monstro horroroso. Mas como desconhecia a forma anterior daquele inseto, tratou-o como tal e a visita da faxineira só o deixou mais frustrado com a situação em que se encontrava.

Agora, há três inquilinos burgueses hospedados no apartamento dos Samsa, inquilinos esses que só dificultam as relações com Gregor e põe a família numa desconfortável condição servil.

Certa noite após o jantar todos, inclusive os inquilinos, se reúnem ao redor de Grete para ouvi-la tocar violino. A princípio os inquilinos se mostram bastante entusiasmados com a apresentação da menina, mas ao decorrer dos minutos foram ficando cada vez mais entediados, Gregor que amava ouvir sua irmã tocando foi se aproximando cada vez mais, até sair do quarto. Os inquilinos o avistaram rastejando com muito sacrifício até a sala e então foram furiosos para o quarto, deixando claro que ali não mais se hospedariam.

As sofridas palavras da irmã “Temos que nos livrar dele (Gregor)exprimiam o sentimento de toda a família. Então, novamente ele foi e trancado em seu quarto escuro e na manha seguinte já estava morto. Superado o momento de tristeza, a família se recompõe e resolvem dar um passeio pela cidade. Na conversa da família fica claro que esperam por melhoras, começam a ver o mundo com os olhos que viam antes da metamorfose de Gregor e tem certeza de que se livraram do grande problema de suas vidas nos últimos meses. A mudança na família Sansa foi tão radical que agora passam a sonhar com um casamento de Grete.


Crítica


Kafka escreve a obra pensando em talvez passar uma mensagem de harmonia entre a família, como é notado no inicio da obra, com a preocupação de Gregor com a família, e depois de certo tempo fica a mensagem da solidão dele no quarto escuro, sem saber o que está acontecendo no mundo “real”, seria até certo ponto psicologicamente dizendo uma referência a pessoas alienadas de tudo, que sempre ficam no quarto escuro e acabam não sabendo o que está acontecendo ao seu redor e se preocupa somente em satisfazer suas vontades e necessidades.

Outro ponto interessante a ser citado é quando ele passa a ser um peso pra família, muitas vezes vemos esta situação no dia a dia com pessoa que tem alguma dificuldade física ou psicológica, onde os familiares os vêem como um peso a mais, só que um peso que não podem se livrar.

Sendo um livro em único ponto de vista, fica difícil realmente de se descobrir o pensamento das outras personagens, assim como em Dom Casmurro de Machado de Assis, onde só temos o ponto de vista de Bentinho e não sabemos o que realmente aconteceu na historia.

A obra logo no inicio é algo fadigo, entediante, que com o desenrolar da historia, começa a chamar a atenção para as situações de Gregor e cada vez mais por ele deixa de ser totalmente humano e se tornar um animal, mas especificamente um inseto.


Intertextualidade


A obra Kafkaniana em questão pode ser estudada por diversos ângulos, como do impacto social que a metamorfose causa e também do fato de ser fonte de inspiração para diversas outras obras. A banda brasileira Dance of Days, por exemplo, cita explicitamente a Metamorfose e Kafka no título da canção “Quem vai limpar o quarto de Gregor Samsa?” e em seguida, no trecho “Mas como correr se lhe arrancaram as pernas? Como escapar?”, referência ao estado física da personagem.

Outra notável referência à obra em questão é a que a autora Vanessa Mello faz no segundo parágrafo do texto Outras Vidas: “... mas um dia, algo terrível aconteceu e acabou com minha alegria. Transformei-me em barata. Todos se afastaram de mim, tinham medo e nojo.” Aqui o intertexto enfatiza o fato da metamorfose física propriamente dita.



Conclusão


Concluímos que a obra de Franz Kafka faz o leitor indagar-se sobre como é possível um homem sofrer metamorfose e principalmente, faz com que ele fique intrigado, na esperança de que Gregor volte ao normal. A Metamorfose é cheia de detalhes e contada pelo próprio personagem principal, o que nos passa exatamente o que ele esta sentindo e assim, ocorrendo uma aproximação maior do leitor com a obra.




Bibliografia

http://www.colegioequipe.g12.br/arqs/download/3416.pdf (acesso em 15 de abril de 2010.)

http://www.culturabrasil.pro.br/ametamorfose.htm (acesso em 15 de abril de 2010.)

http://vagalume.uol.com.br/dance-of-days/quem-vai-limpar-o-quarto-de-gregor-samsa.html (acesso em 20 de abril de 2010.)

http://www.pucrs.br/gpt/intertextualidade.php (acesso em 21 de abril de 2010.)

http://www.meiapalavra.com.br/printthread.php?tid=2319 (acesso em 21 de abril 2010.)



APRESENTAÇÃO

SCRIPT PARA PEÇA TEATRAL “A METAMORFOSE”

CENA 01: Ponto de ônibus

[Marcelo e Priscila encontram-se, pela manhã, no ponto de ônibus para ir para a faculdade.]

Marcelo:
Oi Priscila! Tudo bem?

Priscila:
Tudo ótimo. E ai, tá animado pra aula de hoje?

Marcelo:
Ah mais ou menos, hoje eu não queria ter saído da cama!

Priscila:
Deixa de ser preguiçoso! Olha só o livro que eu li essa semana...

Marcelo:
Nossa... Esse não é aquele autor tcheco que escreveu livros como “O Processo”, “O Castelo”...?

Priscila:
Franz Kafka! Ele Mesmo. Esse aqui é “A Metamorfose”

Marcelo:
Humm... Parece interessante. Sobre o que ele fala?

Priscila:
A História gira em torno de Gregor que certo dia acordou na forma de uma barata!

Marcelo:
“Pera aí, pera aí!” Você está me dizendo que um ser humano simplesmente acorda como barata? Ahh conta outra, vai!


Priscila:
Mas é verdade. O autor quer mostrar com isso como a sociedade se comporta com as coisas que não são comuns.

Marcelo:
Nossa! Você me empresta esse livro depois, Priscila?

Priscila:
Marcelo, como assim você ainda não leu? Teremos prova sobre ele hoje!

Marcelo:
Ai, caramba! Esqueci completamente! Bom, vamos para a faculdade que nosso ônibus vem ai.

[Os dois saem de cena juntos.]




CENA 02: Porta da faculdade

[Passa-se algum tempo. Marcelo e Priscila entram juntos em cena e encontram Tamara na porta da Faculdade]

Marcelo e Priscila: Oi Tamara!

Tamara: E ai pessoal...

Priscila: Você leu A Metamorfose, Tamara?

Tamara: Li sim. Adorei o Livro! O que mais me fascinou foi saber que apesar de ser uma obra de 1915 ela é super atual.

Marcelo: Quer dizer ela é pensada no futuro?

Priscila: Claro que não! É nisso que dá não ler o livro. Ela quis dizer que nessa época, Kafka tinha sérios problemas emocionais, que podem ser percebidos no texto, inclusive, o que é bastante comum hoje em dia.

Tamara: Exatamente. Você deveria ter lido.

Marcelo: Eu sei, mas vocês podiam me ajudar, ne? Como que acaba o livro? Ele volta ao normal?

Priscila: Não, no final ele acaba morrendo. O livro conta a passagem toda de Gregor, desde quando ele acordou e estava metamorfesado, até a sua morte. No meio do livro vai mostrando como que ele foi lidando com essa mudança e a reação da família dele diante disso.

Marcelo: Nossa, não acredito que ele morre!

Tamara: Pois é, ele morre!

Marcelo: Bom Gente, vamos para a sala? Já deu a nossa hora.

Tamara e Priscila: Vamos lá!

[Todos saem de cena juntos.]



CENA 03: Na sala de aula

[Os três chegam à classe para a aula do professor Lucas. Tamara e Priscila ainda conversam sobre o livro.]

Priscila: Como eu ia dizendo... Achei muito inteligente o autor relacionar o nome “A Metamorfose” com a mudança de comportamento da família Samsa.

Tamara: Não! Você entendeu tudo errado, o nome metamorfose é porque Gregor virou um inseto!

Priscila: Eu entendi sim, você que está “viajando”

Marcelo: Não acredito que vocês vão brigar, de novo!

Tamara: Não se meta, Marcelo!

Priscila: É, fica quieto!

[O Professor Lucas entra interrompendo a discussão das meninas.]

Lucas: Ei, que briga é essa? O que está havendo?

Marcelo: Elas estão discutindo sobre o livro do Kafka.

Lucas: E qual é a questão?

Marcelo: Uma diz que o título se relaciona com a mudança da família, outra diz que é com a mudança física do Gregor, e assim não entram em acordo de jeito nenhum.

Lucas: Então não precisam mais discutir, pois as duas estão certas. Muitos estudiosos discutem esse ponto, e as duas versões estão corretas.

Tamara: Viu só!

Marcelo: Então pelo que eu estou entendendo, a essência da obra esta ligada ao resgate dos princípios. É isso mesmo?

Lucas: Perfeito. Aproveitou muito bem sua leitura!

Tamara: Como assim?

Priscila: Professor, até parece que esse ai ia ler o livro!

Lucas: [risos] Bom, agora eu tenho que me desculpar, pois esqueci a prova na minha casa.

Marcelo: [ironicamente] Ah, que pena professor!

Priscila: Que pena mesmo. Eu li o livro!

Lucas: A prova fica para a nossa próxima aula. Por hoje estão dispensados. Até logo, pessoal.

[Os alunos se despedem do professor e saem juntos. Pouco tempo depois o professor também se retira.]



CENA 04: Dia da prova

[Os alunos entram na sala de aula e sentam em seus lugares, esperando o professor chegar para aplicar a prova.]

Priscila: Eaai Marcelo, leu o livro?

Marcelo: Li, passei meu fim de semana inteiro lendo o livro

Tamara:
Tá vendo, quem manda não ler o livro na data certa

Priscila: É, mas enfim, o que você achou?

Marcelo: Eu gostei bastante do livro, é uma leitura super facil e rápida, só tem três capitulos, adorei isso, só não gostei dele ter morrido no final.

Priscila: [deboxando] Owwn, não queria que ele morresse, é?

Marcelo: Ai que idiota.

[O professor então entra na sala]

Lucas: Eai meus queridos, prontos para prova?

Todos: Estamos!

[O professor entrega as provas, minutos depois todos entregam e esperam a correção de suas provas]

Lucas: Vamos começar pela Priscila, muito bem, você tirou 9.

Priscila: Poxa, mas o que eu errei?

Lucas: Erros ortográficos, mas atenção na próxima vez, certo?

Priscila:
Nooossa, só por causa disso? Tudo bem, tudo bem!

Lucas: Agora é a vez da Tamara, parabéns, você tambem tirou 9!

Tamara: E o que eu errei?

Lucas: Você se confundiu sobre os três senhores que se hospedaram no apartamento dos Samsa. Você escreveu que eles eram amigos da família, e isso não é verdade. A família alugou um quarto para eles, para ser uma fonte de renda.

Tamara: Que raiva, eu sempre confundo isso, mas belezinha!

Lucas: E por ultimo, Marcelo, gostei de ver, você tirou 10, continue assim!

Marcelo: Aeee, aí como eu adoro ser inteligente! [risos]

Tamara e Priscila: Aff

Lucas: Bom galera, por hoje é só, até semana que vem!

[ Todos se retiram da sala, encerrando a apresentação. ]


Um comentário:

  1. Gostei demais de todas as informações contidas neste blog. Até a peça parece interessante para a faculdade. Bjsss

    ResponderExcluir